Logística: Melhorando a Inspeção e Manutenção de Locomotivas

/ especialista remoto

Logistics & Railroads Em 2020, eu e minha equipe na eyllo fizemos uma Prova de Conceito para ajudar uma empresa de logística na inspeção e manutenção de suas locomotivas. Para fornecer instruções passo a passo, implantamos nosso software de realidade assistida que funciona em óculos inteligentes para ajudar os técnicos a realizar seu trabalho.

Contexto

A ferrovia atua no Brasil, ligando a região central do país aos estados do sul e sudeste. Muitas disciplinas estão envolvidas na manutenção de uma locomotiva. O principal centro de manutenção está localizado na região sul. Neste centro de manutenção, os técnicos estão aptos a realizar todas as tarefas necessárias para manter as locomotivas operacionais. Técnicos também ficam estacionados em outros locais ao longo das rotas e técnicos especializados são enviados do centro de atendimento principal quando necessário.

Para este projeto, entre os principais indicadores de desempenho utilizados para medir a qualidade da manutenção, focamos em dois relevantes:

  • MTTR (Mean Time To Repair), ou seja, o tempo médio necessário para corrigir problemas quando o centro de serviço recebe uma notificação de falha.
  • MKBF (Mean Kilometers Between Failure), ou seja, a distância média que uma locomotiva é capaz de percorrer, operando corretamente e gerando receita, antes de falhar e necessitar de assistência.

Prova de Conceito

Para este projeto, implantamos alguns óculos inteligentes reais com nosso software proprietário Vista para ajudar na execução do fluxo de trabalho de ordens de serviço e especialista remoto.

Para reduzir o MTTR, em locais onde a conectividade estava disponível, o técnico de campo pôde fazer uma chamada de áudio/vídeo com um especialista remoto. O especialista remoto conseguiu visualizar a situação da locomotiva, entender melhor o problema e auxiliar o técnico de campo.

Para aumentar o MKBF, focamos na redução da variabilidade das tarefas. O uso de instruções passo a passo para digitalizar o fluxo de trabalho permitiu reduzir a variabilidade e melhorar a qualidade.

Experimentos

Para este projeto, planejamos e executamos dois experimentos para avaliar o uso adequado de nossa solução para ajudar a reduzir o tempo de reparo e a variabilidade das tarefas.

O primeiro experimento envolveu o uso de um especialista remoto localizado no centro de serviços principal para auxiliar um técnico em campo. O especialista do centro de serviços usou um navegador comum em um computador pessoal. O técnico de campo utilizou nosso aplicativo móvel instalado nos óculos inteligentes. Os smart-glasses foram conectados via wi-fi a um celular funcionando como ponto de acesso.

Para o segundo experimento, criamos instruções passo a passo para auxiliar nas ordens de serviço. Juntamente com o cliente, selecionamos dois fluxos de trabalho. Criamos o conteúdo com instruções passo a passo e carregamos o conteúdo em nossa solução. O técnico escaneia o código QR e seguiria as instruções visuais e sonoras para executar as tarefas corretamente.

Resultados

Nesta Prova de Conceito, em conjunto com o cliente, conseguimos implantar uma solução de Realidade Assistida para ajudar na redução da variabilidade das tarefas. Também conseguimos reduzir o tempo necessário para reparar uma locomotiva quando há um problema longe do centro de serviços principal.

Next Post Previous Post