Realidade Aumentada para Trabalho de Campo

/ especialista remoto

Elevator Service No início de 2016, um dos maiores fabricantes de elevadores no Brazil necessitava de ajuda para melhorar a eficiência de sua operação de serviços de campo e manutenção leve. Neste breve artigo descrevemos como implantamos nossa solução de especialista remoto usando óculos inteligentes para apoiar a operação de campo em três cidades do Brasil.

O departamento de inovação da empresa de elevadores adquiriu um Google Glass, mas não conseguiu implantar uma solução funcional. Como diretor de tecnologia da eyllo, viajei para Porto Alegre para ajudá-los. Levei comigo óculos inteligentes, laptop, celular, etc. e demonstrei nossa solução. Nossa solução eyllo Field Service é um aplicativo para gerenciamento de ativos e especialista remoto.

Os componentes de nossa solução de especialista remoto são: um aplicativo executado em óculos inteligentes, uma página da web que pode ser acessada usando um navegador normal e serviços executados na nuvem para gerenciar a conexão entre os óculos inteligentes e a web e também configurar a plataforma. Os óculos inteligentes se conectam à internet por meio de WiFi, que no caso de uso em campo pode ser um hotspot móvel criado por um telefone celular.

Demonstração Inicial

Cheguei ao laboratório de inovação da empresa em Porto Alegre e montei a solução para iniciar a demonstração. O gerente de inovação escolheu um dos antigos técnicos de campo, entregou-lhe os óculos inteligentes e pediu-lhe que fosse até o elevador de testes e executasse algumas tarefas padrão usando nossa solução. O técnico caminhou até o elevador sem dificuldades e executou as tarefas com eficiência, pois nossa solução deixa as mãos livres para utilizar as ferramentas necessárias para a tarefa. Além disso, o técnico experimentou outro benefício da nossa plataforma: ele esteve em contato com um especialista remoto enquanto executava sua tarefa.

Como resultado da demonstração bem-sucedida, o grupo de inovação da empresa autorizou um piloto de seis meses usando sete óculos inteligentes em Porto Alegre, Rio de Janeiro e Recife, conectados a especialistas em um local central em Porto Alegre.

Naquela época, a qualidade dos serviços de telefonia celular no Brasil não estava no mesmo nível de qualidade disponível nos EUA ou na Europa. Havia limitações de cobertura e largura de banda. Mais especificamente, transmitir vídeo não foi uma tarefa fácil, pois colocava mais pressão numa rede já limitada. Além disso, é difícil ter sinal de boa qualidade dentro dos edifícios. Para superar as limitações da telefonia celular no Brasil, utilizamos um protocolo de compressão de vídeo adaptativo. Essa abordagem ajusta a qualidade do vídeo de acordo com a largura de banda sem fio disponível para transmissão no momento.

Para permitir um piloto bem-sucedido, avaliamos a distribuição das torres de celular e determinamos a qualidade do sinal em diferentes regiões das cidades onde o piloto foi realizado. Esses dados foram utilizados para priorizar os locais com maior probabilidade de sucesso. Além disso, em conjunto com o cliente, desenvolvemos um processo para posicionar adequadamente o celular e maximizar a qualidade da conexão antes do início do procedimento de manutenção.

Acesso Inesperado

A solução eyllo Field Service possui daemons que monitoram os diversos componentes para garantir que estejam funcionando corretamente, gerando logs e relatórios de uso. Na última semana de outubro, um dos relatórios automáticos indicava múltiplos usos iniciados no Chile. Como o projeto piloto deveria acontecer em três cidades diferentes no Brasil, nossa equipe começou a verificar o código para tentar descobrir por que o sistema estava pensando que alguém estava usando nossa solução no Chile.

À noite, enquanto analisava os registros e as alterações recentes de código, recebi um telefonema do gerente de inovação. Ele esteve no Chile e me ligou para contar que nossa solução funciona em outros países além do Brasil. Ele disse que o aplicativo eyllo Field Service foi usado para conectar um técnico de serviço de campo no Chile com um especialista em Porto Alegre, Brasil, e que a qualidade do vídeo foi ainda melhor do que em ligações anteriores conectando pessoal de campo no Brasil. O uso bem-sucedido de nossa solução para conectar um técnico de campo no Chile com um especialista remoto no Brasil aumentou a confiança do cliente para levar o projeto para a próxima fase. Na segunda fase, o número de óculos inteligentes foi aumentado para um total de trinta e um e a região se expandiu para incluir outros países da América Latina, como Costa Rica, Peru, México, …

Fase Dois

Após o cliente dar luz verde para a fase seguinte, fizemos um pedido de novos óculos inteligentes. Depois de pouco mais de um mês de espera, recebemos os vinte e quatro novos aparelhos. A imagem abaixo mostra os óculos inteligentes recebendo uma carga inicial após chegarem ao nosso escritório.

Smart-glasses were set up and readied to go into production in phase II

No início de 2017, configuramos 24 (vinte e quatro) óculos inteligentes, instalamos nossa solução e testamos individualmente, junto com o cliente, cada unidade. Em fevereiro, todas as unidades saíram do nosso escritório prontas para entrar em produção no Brasil e em outros países da América Latina.

Atualmente estamos conversando com diversos prospects nas áreas de aviação, saúde, energia, indústria automobilística, entre outros, para montar mais projetos piloto e testar nossa solução. As empresas de que falamos começam a perceber que os benefícios da nossa solução vão além da redução de custos e podem, na verdade, permitir uma operação mais sufocante e eficiente, aumentando a disponibilidade dos ativos e reduzindo o tempo de resposta às solicitações dos clientes.

Next Post