Para animar sua sexta-feira, música e realidade aumentada!

Não são apenas os filmes ou a propaganda que se apropriam dos recursos visuais incríveis proporcionados pela realidade aumentada. Já faz tempo também que a música se utiliza da nova linguagem para atrair a atenção dos fãs e deixá-los atônitos. Até dupla sertaneja já lançou mão da tecnologia durante um show em maio para encantar o público.

É fato que a música explora bem menos a realidade aumentada do que deveria, mas muitas bandas e gravadoras já perceberam que há um enorme potencial comercial para a indústria fonográfica. O blog da eyllo separou alguns exemplos de bandas que tiraram uma casquinha da tecnologia para enriquecer a experiência dos seus seguidores com a sua arte. Escolha o seu clipe favorito e cante junto!

1. Guns N’ Roses – You could be mine (1991):

Com certeza você viu a continuação de ‘O Exterminador do Futuro’ e cantou essa junto com Axl Rose. A música que foi o carro chefe da trilha sonora do filme, fez parte do cd ‘Use You Illusion II’. A realidade aumentada entra aqui, personificada na visão do próprio exterminador, que se tornou apelido da tecnologia. O ciborgue usa do recurso para escanear o vocalista e concluir que é um ‘desperdício de munição’.

2. Gorilaz e Madonna – Grammy (2006):

E que tal juntar a ‘Rainha do Pop’ e o grupo virtual de maior sucesso no mesmo palco durante a cerimônia de entrega de um dos maiores e mais tradicionais prêmios da música? Pois é, foi o que aconteceu no Grammy de 2006. Madonna e os ‘componentes’ do grupo interagiram ao vivo e levaram a plateia ao delírio. Se você perdeu, confere aí!

3. Blink 182 – Doritos (2009):

Uma das empresas que parece ter abraçado a realidade aumentada é a dos salgadinhos. Apostando na juventude do público antenado do grupo, a Doritos promoveu um show da banda e usou e abusou do recurso. Muita gente achou que dava para pegar o holograma de tão real!

4. John Mayer – Heartbreak Warfare (2009):

O recurso também foi utilizado para cantar o amor e a dor de um relacionamento neste videoclipe do cantor pop. É tanta dor aumentada que dá mesmo muita peninha do cara. Se você brigou com seu amor, vá correndo fazer as pazes!

5. Black Eyed Peas – The time (2011):

Fala sério, mesmo que você não curta, é impossível ficar parado com o som da banda que mistura um pouquinho de tudo. Antenados que só eles, lançaram um aplicativo para a releitura deste grande sucesso dos anos 80 que usa da realidade aumentada para colocar os integrantes do grupo dentro da sua casa. Pode dançar!

6. Cláudia Leitte – lançamento da música Máscaras (2010):

Bem, como representante nacional, temos esta tentativa – sempre válida – do uso da realidade aumentada para promover uma música. No caso, este aplicativo fazia parte da estratégia de lançamento do clipe de ‘Máscaras’, da cantora. Veja o teste do aplicativo e depois mergulhe no som.

Muitos outros artistas como Lady Gaga, por exemplo, estão promovendo seu trabalho com esta nova tecnologia. E a tendência é que isto ocorra ainda mais. Estes clipes que separamos aí são apenas algumas amostras do que já foi feito. Mas, do jeito que a técnica está evoluindo, é bem capaz que daqui a alguns anos, nossos ídolos façam shows exclusivos na nossa sala-de-estar.

Você conhece outros clipes ou shows que usaram a realidade aumentada? Deixe sua sugestão.

Comments are closed.