Sua história é seu maior patrimônio, e a realidade aumentada pode te ajudar a preservar essa memória

Poder registrar, guardar, recriar e rever momentos importantes, seja da sua vida ou da história de um país, é uma das mágicas que a fotografia proporciona a qualquer um de nós.

Com o avanço da tecnologia digital, esses registros especiais e flagrantes de acontecimentos se tornaram cada vez mais comuns. Segundo a pesquisa CETIC.br, referente a 2011 e divulgada em Janeiro, 23% dos brasileiros usam o celular para enviar fotos e imagens, nas áreas urbanas este índice sobe para 25%, e prova que comprova os números é a diversidade de aplicativos que prometem valorizar cada um desses momentos.

Mas, a tecnologia atual permite que se vá muito além dos filtros bonitinhos e das molduras descoladas. Fotos de pessoas e de lugares podem ser eternizadas virtualmente, integrando passado e presente. Não é exatamente como o incrível trabalho do fotógrafo russo Sergey Larenkov, que mescla fotos antigas com atuais em uma única imagem. Não! É uma junção, em tempo real, de dois momentos. E, sim, isto é possível sem que você seja um profissional da área, graças a realidade aumentada.

Muitos pontos turísticos ao redor do mundo já estão se utilizando deste recurso para permitir que as pessoas tenham conhecimento sobre a importância de cada local na medida em que passem por ele. Um exemplo: fez muito sucesso durante as Olimpíadas de Londres um app para smartphone que permitia ao usuário ‘ver’ a história. Apontava-se o celular para um monumento e imagens antigas, fatos importantes e qualquer informação relevante apareciam na tela do celular.

A realidade aumentada une o passado com o presente!

A realidade aumentada une o passado com o presente!

Porém, em breve, qualquer um será capaz de perpetuar a sua história. De eternizar aquele momento especial. Rever, no mesmo local, uma foto sua com sua família, por exemplo, 20 anos depois de registrada. Nós da eyllo, através do paprika, já estamos pensando nisso para você e, em breve, vamos falar mais detalhadamente sobre o assunto.

Estamos tocando neste assunto porque hoje é Dia do Patrimônio Histórico. Nada mais funcional e interativo do que você saber da história dos locais da sua cidade, vendo a transformação pelas quais ela passou, apenas ao apontar um celular. É como mixar os tempos, as realidades e, com isso, manter a memória viva! Seja a da história do seu país ou a sua!

Em qual local ou ponto turístico você gostaria de ver um app assim funcionar? O que acha da ideia? Deixe seu comentário aqui no blog da eyllo.

Comments are closed.