Desvendando os cenários do Paprika

Ao começar a usar o Paprika, você vai se deparar com algumas possibilidades de escolha para interagir com o ambiente ao seu redor. Já falamos aqui, no blog da eyllo, em diversas ocasiões sobre as formas de usar o aplicativo. No post de hoje, vamos investigar mais a fundo os cenários disponíveis para a sua interação com a realidade.

Antes de mais nada, vamos definir o que é um cenário para que você não tenha dúvidas sobre o que se trata. Ao contrário do que o nome possa sugerir, cenário não é a paisagem física que a lente do seu celular capta no momento em que seu app está ligado, mas sim as informações referentes as origens da informação virtual que você selecionou. Não entendeu? Simplificando: definimos como cenário os dados que vêm dos canais oferecidos; ou seja, um conjunto de pontos (geotags) que estão ao seu redor e são identificados no radar do seu celular de acordo com a base de dados escolhida. Esta pode ser do Facebook, do Foursquare, do Twitter ou da Prefeitura do Rio. Veremos, então, o que é possível fazer em cada uma delas:

- Facebook:

A rede social mais popular do mundo é a que, por enquanto, vai permitir a você realizar mais interações com o aplicativo. Ao escolher o Facebook como cenário, irão aparecer na tela do seu smartphone aqueles balõezinhos que são os geotags. Nele estarão os comentários públicos dos usuários que estão no raio de ação definido no seu radar. Ao clicar em uma delas, o box irá abrir com o comentário.

Você ainda não pode deixar comentários no geotag, mas pode criar o seu sobre o local em que você está. Basta escolher a opção conectar-se ao Facebook disponível no menu, fazer seu login e escolher o local sobre o qual você quer opinar. Ele será visto no seu perfil e, olha que bacana, também (se for público, claro; ou para seus amigos apenas se você definir assim, como já explicamos em configurações de privacidade), por quem passar por ali e utilizar o app. É mais ou menos como se você tivesse feito um grafite digital. É uma forma de você deixar o seu registro, em loco, sem danificar a paisagem original.

- Twitter:

Ao escolher esta rede social no menu cenários, será preciso fazer o login, que – a exemplo das demais – será pedido apenas uma vez. Com a conexão estabelecida, os geotags que irão aparecer serão os dos posts dos tuiteiros que estão dentro do alcance definido no radar. Isto é especialmente interessante porque em algumas situações, devido ao caráter informativo desta rede, os usuários sempre fazem comentários úteis sobre o local em que estão e podem te tirar de uma furada. Imagine que você precisa ir ao Detran perto de onde está para pegar um documento ou dar entrada em um. Ao ligar o paprika e escolher o twitter, você pode encontrar um post de alguém reclamando que o sistema está fora do ar ou informando que não há filas. Fica mais fácil planejar e evitar surpresas.

- Foursquare:

A forma de interagir com essa rede é a mesma das anteriores. Você faz o login e começa a ver os check-ins feitos próximo da sua localização. A vantagem aqui é que, além de ver o comentário sobre o local marcado, locais desconhecidos podem surgir como opções. Alguém pode dar um check-in um bar que você nem sabia que existia, mas que é na esquina da sua rua. Ou então, saber que aquela porta escondida ao lado da padaria é um pub e que o ambiente descrito pela pessoa que fez a postagem tem tudo a ver com seu estilo.

- Prefeitura do Rio:

Neste caso, você não precisa fazer login. As informações sobre logradouros e estabelecimentos irão aparecer flutuando na sua tela, tão logo a opção seja escolhida. Aqui, é possível que lugares até então desconhecidos, mas próximos apareçam, aumentando sua opção de lazer e de serviços.

Em breve, novos cenários estarão à sua disposição, mas com estes já é possível a mixar a paisagem que você vê no mundo real e ampliá-la com as informações disponíveis no espaço virtual, dando à realidade aumentada uma finalidade incrivelmente útil ao seu dia a dia, criando um leque de opções maior para o seu entretenimento e para as necessidades da sua rotina.

Queríamos lembrar, contudo, que o Paprika encontra-se em versão alfa, mas isso não vai impedi-lo de descobrir novos lugares próximos a sua casa, trabalho ou faculdade. Divirta-se e compartilhe conosco a sua experiência. Para que possamos aprimorar o aplicativo é fundamental conhecer a sua opinião sobre o aplicativo, portanto, deixe seu comentário.

Comments are closed.