Óculos inteligentes no Brasil?

Há poucos anos, existia grande desconhecimento a respeito de realidade aumentada. Esta tecnologia começou a ficar mais conhecida com a comercialização do Google Glass. Apesar de várias pessoas saberem a respeito do Google Glass, um número reduzido utilizou ou viu um dispositivo destes de perto. Menor ainda é o percentual de pessoas no Brasil, devido ao reduzido número de unidades que aqui chegaram. Após a repercussão inicial das bem sucedidas ações de marketing da Google, o Pokémon Go aproximou mais ainda as pessoas da realidade aumentada. Por ser jogado em smartphones, um número bem maior de pessoas pode experimentar, inclusive no Brasil.

Recentemente, com maior conhecimento sobre a existência da tecnologia, tem aumentado o interesse no Brasil a respeito de soluções de realidade aumentada, principalmente para a indústria. Para muitas aplicações da indústria, é necessário manter as mãos livres, assim existe maior interesse no uso de óculos inteligentes. Uma dúvida recorrente entre as empresas com quem temos trabalhado em conjunto para a realização de provas de conceito e projetos piloto é qual modelo adquirir.

Se você tem acompanhado os artigos recentes que escrevi, dentre outros, descrevi trabalho que realizamos para empresa de elevadores utilizando óculos inteligentes no campo, apresentei artigo da Wired com novos lançamentos, e fiz uma breve análise do Magic Leap One em outro artigo. É importante notar que apesar das notícias sobre estes dispositivos, nem todos são realmente produzidos em escala industrial e comercializados. Menor ainda é a variedade disponível no Brasil.

Acredito que todos que estão testando ou utilizando estes óculos inteligentes no Brasil estão tendo que importar por conta própria. O último modelo disponível no Brasil era o Epson Moverio BT-200 que utilizamos em nosso trabalho de manutenção de campo. A Epson lançõu o Moverio BT-300 para substituir o BT-200, mas ainda não o vi a venda no Brasil.

Você sabe de algum modelo que esteja atualmente à venda no Brasil?

Originalmente publicado em https://www.linkedin.com/pulse/óculos-inteligentes-brasil-enylton-machado-coelho