Mix Realities: Música

 

O mundo da realidade aumentada é infinito em suas possibilidades. Basta ter criatividade que será fácil encontrar uma utilidade surpreendente para essa forma de tecnologia que reúne dois mundos em um. As marcas estão atentas e cada vez mais criam maneiras envolventes de interagir com seu público através de RA.

No Japão, a pizzaria Domino´s criou uma ação exclusiva para o país aproveitando a popularidade da cantora virtual Hatsune Miku, utilizando o aplicativo Vocaloid de síntese de voz. Basicamente, você cria músicas e a Hatsune Miku as interpreta em versão animada.

A Domino’s criou seu próprio app em cima desta ideia e incentivou os funcionários de suas unidades no Japão a criarem suas próprias melodias que ficariam disponíveis para os usuários, além de possibilitar a seus clientes trocar a aparência do portal pelo qual realizam seus pedidos de pizza. E a cereja do bolo em Realidade Aumentada acontece quando, ao usar a edição especial da caixa de pizza da Hatsune Miku, o cliente pode assisti-la dançando em cima da caixa que vira um palco para a artista virtual.

A ideia toda é apresentada pelo Presidente da empresa no curioso vídeo abaixo:

 

 

 

A Sony também não perdeu tempo e aproveitou a receptividade da população japonesa a novas tecnologias. Para lançar a MDR-1, uma nova linha de fones de ouvido para smartphones, e enfatizar a qualidade dos equipamentos, ela comparou a experiência de uso a “ouvir música ao vivo” e para comprovar sua tese lançou o “Headphone Music Festival” apresentado nas ruas de Tóquio e também em lojas por todo o país.

Através do aplicativo SmartAR, as pessoas podiam escanear peças gráficas como pôsteres dando início a um show de música com os astros locais. O resultado foi muito positivo e os novos fones tornaram-se os mais vendidos no mês de janeiro no maior site de e-commerce por comparação de preço do país, o Kakaku.com. Além disso, a ação gerou cerca de um milhão de dólares em publicidade gratuita e atraiu cerca de 390 mil fãs em apenas um mês.

 

 

Quer experimentar a Realidade Aumentada em seu dia a dia? Use o paprika e veja  os check-ins e posts de redes sociais no local em que foram realizados. Saiba mais aqui.

 

Comments are closed.