IoT- Camada de Interação

A internet da coisas (em inglês Internet of Things – IoT) é um conjunto de soluções e abordagens quem permite a conexão de aparelhos e equipamentos à internet. Em grandes equipamentos, são instalados sensores que se conectam à rede internet e enviam dados para serem são armazenados em servidores conectados à mesma rede internet.

Os dados gerados em grande quantidade e armazenados nos servidores criam uma representação digital correspondente aos equipamentos físicos que deram origem a estes dados. Muito provavelmente, estes equipamentos foram projetados com a utilização de ferramentas digitais. Desta forma, existe toda uma representação digital do mundo real, desde os modelos utilizados para projetar e construir os equipamentos, bem como os dados correspondentes à utilização de tais equipamentos. Estes modelos e dados digitais formam o gêmeo digital dos equipamentos físicos que existem no mundo real.

Para algumas pessoas, a internet das coisas permitirá uma quase completa automação das atividades, com algoritmos que analisariam a grande quantidade de dados gerados, robôs e maquinas que se auto configurariam e se auto corrigiriam, caso houvesse necessidade. No entanto, para muitas atividade e indústrias, a completa automação pode enfrentar grande resistência seja por questão de custos, complexidade das tarefas, regulamentação, etc.

Outra abordagem é disponibilizar de maneira intuitiva o acesso ao gêmeo digital no próprio local do correspondente físico. Esta abordagem é possível através do uso de tecnologias de realidade aumentada. Desta forma, o gêmeo digital pode ser exibido, sobreposto aos equipamentos e permitir a interação das pessoas com o mundo físico, sendo assim um fator de enriquecimento e potencialização da capacidade da mão de obra.

Tendo em vista o aumento de complexidade dos sistemas, as perdas associadas às paradas dos ativos e o alto custo de treinamento da mão de obra em várias indústrias, o uso de realidade aumentada como camada de interação para as instalações de internet das coisas se apresenta como a solução natural para o aumento da produtividade da força de trabalho.

Este texto foi inicialmente publicado no LinkedIn Pulse