História da Realidade Aumentada Móvel

 

Parte I

No primeiro post sobre a história da Realidade Aumentada Móvel, o destaque fica para quatro datas importantes: 1963, 1968, 1982 e 1992. Passamos por quase 30 anos de pesquisas e experiências para o que viria a culminar com um vídeo-capacete, a criação do conceito de Realidade Aumentada e Realidade Virtual e o lançamento do primeiro smartphone.

O jovem doutorando Ivan Sutherland no período final da pesquisa no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT em inglês) criou uma caneta ótica em 1963, a Skecthpad, que possibilitou a inserção de gráficos diretamente na tela do computador. Cinco anos mais tarde ele desenvolve o primeiro vídeo-capacete (Head Mounted Display ou HMD) que possibilitava a visualização, através dos movimentos da cabeça, dos diferentes lados de uma estrutura flutuante. Era o início da Realidade Virtual.

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No desenvolvimento das tecnologias móveis, veremos em 1982 o lançamento do primeiro laptop, o Grid Compass 1100. Ele possuia um processador Intel 8086 com 350 Kbytes de memória e um display de resolução 320×240 pixels. Pesava 5kg o que o tornava realmente um computador portátil. Era um aparelho poderosíssimo para a época e custava aproximadamente US$ 10 mil.

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Dez anos mais tarde, em 1992 o termo Realidade Aumentada seria instituído pelos pesquisadores Tom Caudell e David Mizell, referindo-se a sobreposição de informações do computador sobre o mundo real. Caudell e Mizell discutiram as vantagens da Realidade Aumentada em comparação com a Realidade Virtual como a menor necessidade de alta capacidade de processamento de dados desde que menos pixels tivessem que ser renderizados.

No mesmo ano, a IBM e a Bellsouth criam o que seria o primeiro smartphone, o IBM Simon Personal Communicator a ser lançado em 1993. O telefone tinha 1 Megabyte de memória e uma tela touch screen com resolução de 160×293 pixels. O IBM Simon funcionava como telefone, pager, calculadora, agenda de telefones, fax e e-mail. Pesava 500 gramas e custava US$ 900.

Tínhamos em 1993 experiências em realidade virtual, a definição do que seria Realidade Aumentada e dois dispositivos móveis no mercado: o laptop Grid Compass e o smartphone dos anos 90, IBM Simon Personal Communicator. Para saber como essa história continua e como chegamos a tecnologias como o paprika, acesse nosso blog porque durantes os próximos 6 meses estaremos contando fatos e experiências interessantes sobre a Realidade Aumentada Móvel e sua história.

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