História da Realidade Aumentada Móvel

 

Parte IV

Quinzenalmente, você acompanha aqui no blog os fatos que marcaram a pesquisa e desenvolvimento da realidade aumentada móvel. Desta vez, vamos conhecer os acontecimentos mais importantes dos anos de 1997 e 1998.

1997

Nesse ano, Ronald Azuma apresenta a primeira pesquisa sobre Realidade Aumentada. Com a publicação, Azuma fornece uma definição fundamental para a RA, identificada por três características: combina o real e o virtual, é interativa e em tempo real, é registrada em 3D.

Também em 1997, o primeiro sistema de realidade aumentada móvel (MARS, na sigla em inglês) foi apresentado por Steve Feiner e outros desenvolvedores  como Touring Machine. O sistema contava com um display de cabeça translúcido rastreador de orientação completo, uma mochila com um computador, GPS diferencial e rádio digital para acesso de internet wireless, além de contar com um computador de mão com caneta stylus e interface touch.

MARS_touring_machine

Thad Starner, Mann e outros especialistas criaram uma pequena comunidade de usuários equipados com computadores vestíveis conectados por rede, que investigavam as possíveis aplicações para a realidade aumentada móvel. Duas das aplicações estudadas foram: um sistema de informações para escritórios e  reconhecimento de pessoas e de sua localização via raio infravermelho.

Neste mesmo ano, Philippe Kahn inventa o telefone-câmera, um telefone celular que poderia tirar fotos. Ele usou sua invenção para enviar para mais de 2000 parentes e amigos a foto de sua filha recém-nascida. Atualmente, mais da metade de todos os celulares contam com câmera.

 

Philippe_Kahn

 

1998

Em 1998, Bruce Thomas e outros estudiosos apresentaram o “Map-in-the-hat”, um computador vestível em mochila que incluía GPS, bússola eletrônica e um display de cabeça. Nesta época, foi usado para orientação de navegação e depois evoluiu para o Tinmith, uma plataforma de Realidade Aumentada usada para uma série de outros projetos em RA.

Tinmith

 

Não viu as outras partes da História da RA Móvel? Confira nos links abaixo:

> Parte I

> Parte II

> Parte III

 

Comments are closed.